JOVENS_DE_ELITE_1449341193540056SK1449341193B

Jovens de Elite
Jovens de Elite #1
Autora: Marie Lu
Ano: 2016 / Páginas: 355
Idioma: Português
Editora: Editora Rocco

Sinopse: Uma febre misteriosa deixou sequelas permanentes em toda uma população de jovens. Chamados de malfettos, alguns deles desenvolvem poderes especiais – controlam vento, fogo e até humanos – e se unem em sociedades secretas. Para alguns, esses Jovens de Elite são heróis que salvam inocentes em situações desesperadoras. Para a Inquisição, os sobre­viventes da praga são monstros marcados com poderes demoníacos e devem ser levados à justiça. Para Adelina, expulsa de casa após a doença, significa finalmente ter encontrado seu lugar no mundo. Mas ela logo percebe que não é uma heroína, que seus poderes são alimentados por medo e ódio e podem acabar trazendo uma era de pânico a esse mundo onde política e magia se chocam de maneiras surpreendentes… e aterrorizantes.

Resenha: Marie Lu, autora da trilogia Legend, está de volta iniciando uma nova trilogia, e já adianto que é um dos melhores e mais esperados livros do ano! ❤

A história do livro “jovens com superpoderes que são perseguidos pelo Governo” não é super inovadora, os X-Men são um exemplo clássico dessa relação e até, recentemente, a série brasileira Ilha dos Dissidentes da Bárbara Morais trabalhou essa questão de maneira maravilhosa e nova ❤

Um ponto muito interessante é que o super poder foi adquirido devido a uma doença que se espalhou pelo mundo. Essa doença matou vários adultos e crianças, porém as crianças que sobreviveram com o passar do tempo adquiriram poderes, como controlar o fogo, o ar, os animais, entre outros.

O livro tem vários pontos de vista, que deixam a narrativa mais rica e interessante. Isso é ótimo porque aí não ficamos completamente deprimidos e sombrios com a narrativa da Adelina e temos uma visão da política dentro da rebelião também. Foi uma maneira muito conveniente da autora de apresentar as motivações dos personagens sem precisar daqueles diálogos de revelação em que os personagens contam suas histórias de vida uns aos outros.

Outro diferencial é que a nossa personagem principal, Adelina, é meio que uma vilã! Mas calma, acontece que ela tem uma espécie de alma sombria, devido a várias situações que ela viveu na infância com seu pai, o que a torna uma heroína nada comum.

Adelina é uma personagem feminina forte, decidida e independente. Ela tem o poder de criar ilusões para as pessoas, na maioria das vezes para deixá-las com medo e distraí-las.

No início do livro, percebemos que tudo que ela quer é ser aceita, visto que sua própria família a renegava e tratava de maneira abusiva por ela ter tido uma doença quando criança, que marcou seu rosto e a deixou sem um olho. Mas então várias coisas vão acontecendo e vão deixando cada vez mais revoltada com o modo como as pessoas estão se relacionando com ela, como se só a procurassem para que ela os ajude e advinha, ELA NÃO QUER SÓ SER A AJUDANTE DAS PESSOAS!

O ponto chave do livro é que a Adelina se recusa a ser usada pelos homens que aparecem em sua vida, como seu pai, Enzo, o líder da Sociedade da Adaga, um grupo de rebeldes que estão tentando lutar pelos direitos dos malfettos, ou seja, daqueles que foram afetados pela doença e adquiriram poderes especiais; e o Líder Inquisitor, o Teren, que trabalha para o Governo e tem a missão de livrar o mundo dos malfettos.

Adelina é uma personagem difícil de se ler, porque o leitor entende o que ela está sentindo e pensando, mas nem tudo isso é o que a maioria das pessoas consideraria como certo ou moral. Adelina é uma personagem sombria, ressentida por tanto coisas do seu passado quanto coisas que estão acontecendo em seu presente, e isso a enriquece e a deixa mais forte quando usa seus poderes.

Todos os personagens coadjuvantes são extremamente complexos e incrivelmente profundos. Enzo que é o líder da Sociedade da Adaga tem uma história interessante que dá sentido a todas suas ações e motivações; até mesmo com o verdadeiro vilão, o Teren, líder da Inquisição que procura deter os Jovens de Elite (como eles chamam os jovens com poderes ), tem uma história que o torna quem ele é.

Enfim, livro maravilhoso, ele precisa ser lido e amado e comentado por todos que amam fantasia e jovem adulto. Mais uma obra de arte feminista e empoderador da Marie Lu

Jovem Adulto

12781956_747757898657965_1939846285_n

10 comentários em “Jovens de Elite – Marie Lu

Deixe um comentário