JUST_LISTEN_1290810603BJust Listen
Autora: Sarah Dessen
Ano: 2010 / Páginas: 308
Idioma: Português
Editora: Farol Literário

Sinopse: Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Resenha: Não sei o que eu estava fazendo em 2010 que não li esse livro! A Lidia de 17 anos teria ficado muito impressionada com o mundo….

Eu adorei a forma como esse livro aborda todos os temas que surgem dentro do núcleo familiar da personagem principal. Todas as meninas da família atuaram como modelos em comerciais e desfiles de moda e essa experiência afetou cada uma de um jeito, muitas vezes atribuindo funções para  cada uma na família.

O livro começa focado nas irmãs de Annabel, tentando construir com uma profundidade de detalhes o que ela está vivendo na vida familiar, os conflitos com as irmãs, tendo uma irmã que está com transtorno alimentar (anorexia) e a outra, irmã mais velha, que está superando ter assistido enquanto a do meio ficava cada vez mais doente.

Depois que esse plano de fundo está estabelecido, é que somos realmente introduzidas ao presente e aos conflitos que Annabel está vivendo, tendo sido excluída por suas amigas, após uma mal entendido numa festa, ela começa a passar o intervalos sozinhas até que conhece Owen, um jovem problemático apaixonado por música, com quem começa uma amizade.

A narrativa do livro começa devagar, mas foi devido a toda essa contextualização da vida familiar da personagem, depois o livro pega um ritmo muito bom até o final do livro, que tem revelações bombásticas

Os personagens são maravilhosos, Owen tem uma história linda e ele é grande parte do humor do livro, pois ele já foi preso por se envolver em uma briga e fez várias terapias para ajudá-lo a lidar com a raiva de uma forma melhor. É maravilhoso como ele diz quando ele diz que sentir raiva é algo normal, e que o que deve mudar é o que fazemos com ela. Ele tem uma filosofia de vida muito bonita depois do que ele passou ❤ ❤

Annabel é uma personagem muito complexa e muito importante! Quando você termina de ler o livro, você percebe o porquê foi importante dar todo um contexto de vida para a personagem, poderia parecer muito fácil julgá-la de outra forma e do modo como tudo foi contado tornou cada informação necessária e perfeita ❤ ❤

Um momento marcante foi um curta metragem que a irmã mais velha da Annabel faz relatando um pouco a relação dela com a irmã do meio; e a crônica que a irmã do meio, Whitney, lê para elas quando está se recuperando da anorexia foi outro momento que me  fez chorar muito. A relação das irmãs nesse livro é explorada de maneira tão linda e verdadeira ❤ ❤

Enfim, até mesmos os personagens coadjuvantes como a Clarke e o amigo do Owen são maravilhosos e fazem parte do clima e dão um humor para o livro, em algumas partes.

Uma das melhores lições desse livro é de que às vezes a melhor forma de ajudar uma pessoa é apenas ouvir, sem julgamentos e preconceitos ou qualquer outro tipo de interrupção. Isso pode fazer muita diferença na vida de alguém, principalmente se ela sentir que não pode falar com mais ninguém. Ao todo, é um livro tocante, que aborda temas, como a anorexia e dinâmicas familiares, de maneira maravilhosa, verdadeira e respeitosa.

Recomendo para leitores de Um Caso Perdido (Colleen Hoover), Cartas de Amor Aos Mortos (Ava Dellaria) e Cracked Up To Be (Courtney Summers).

Jovem Adulto

lidia-assinatura

10 comentários em “Just Listen – Sarah Dessen

  1. Oi!
    Vejo muitos comentários positivos sobre os livros da Sarah Dessen que me deixaram bem curiosa para conhecer a escrita da autora, acho interessante o tema que ela usa nessa historia e principalmente a mensagem que ela passa ao leitor !!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário