O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. (Wikipedia.org)

Vocês devem ter percebido que eu gosto muito de ler histórias curtas e consigo pensar em vários motivos pra gostar e achar interessante esse tipo de história. Confira alguns dos pontos positivos e negativos sobre ler contos!

Pontos PositivosZUMBIS_X_UNICORNIOS_1447558414256213SK1447558414B

  1. Conhecer novos autores: acho que esse é um dos principais motivos para se ler contos ou antologias. Antologias são livros que reúnem diversos autores com um mesmo tema, como Zumbis X Unicórnios ❤ , que reúne contos de Zumbis e contos de Unicórnios, numa discussão sobre qual desses seres dão histórias mais interessantes. Eu sei que escrever um conto é muito diferente de escrever um livro, mas eu acho que é uma maneira ótima de decidir ler o livro de um autor porque as ideias dele estão ali: nas histórias, nos diálogos, em toda a parte. Geralmente se eu gosto de um autor, eu gosto de muito do que ele escreve e como ele escreve, apesar da estrutura da narrativa ser diferente… Eu acho que a maneira como um escritor pensa é tão importante quanto a maneira como ele estrutura sua história😀A_VIDA_ANTES_DE_LEGEND_1416952899423818SK1416952899B
  2. Decidir ler ou não um livro: existem pequels que são contos e que narram uma parte do que aconteceu antes do um determinado livro, como em A Vida Antes de Legend, da Marie Lu, que mostra um pouco a vida do Day e da June antes do primeiro livro da série. Eu já li pequels e isso determinou se eu lia ou não a série que ele pertence, isso dependeu tanto pela identificação que senti com o universo quanto pela narrativa da história.
  3. É mais barato: quem nunca ficou se mordendo pra ler um livro e não tinha dinheiro pra investir tanto quanto gostaria? Contos são uma opção mais em conta, até por serem geralmente versões digitais. Outra vantagem de ser barato é que você não gasta logo 20 reais num livro que não tem certeza se vai gostar, pode comprar o conto prequel por tipo 2 reais na Amazon (ou até de graça) e dá uma olhada se simpatiza com o universo e a escrita do autor.
  4. É curto: diariamente, eu não tenho tanto tempo para ler livros diariamente, então em vez de começar um livro e demorar tipo 1 mês pra terminar, a melhor escolha pode ser um conto, que você pode até terminar de ler no mesmo dia e ainda sair apaixonada pela história.

Pontos Negativos

  1. É curto: eu sei, mas ser curto é tanto aspecto positivo quanto negativo, quer dizer, às vezes o conto é tão bom que você só quer ler mais e mais da história, mas nem sempre tem mais. Na verdade, a maioria dos contos, são só contos solitários e belos e que vão partir seu coração por não terem continuação. Cuidado com isso, se você (como eu) se apaga muito às coisas:/
  2. É na maioria das vezes digital: hoje em dia, a maioria dos contos são disponibilizados digitalmente, o que pode ser um aspecto negativo se você é conservador e acha que os ebooks vão destruir os livros tradicionais e papel ou se por qualquer outro motivo, não gosta de passar tanto tempo lendo na frente do computador. Eu leio na frente do computador desde que eu tinha 12 anos, mas sei que tem gente que não consegue de jeito nenhum. Pra essas pessoas, existem as antologias e as coletâneas de contos😉

Recomendações

AMORES_INFERNAIS_1300142892BO_PRESENTE_DO_MEU_GRANDE_AMOR_1413499169BO_AMOR_NOS_TEMPOS_DE_ALIKES_1461608535580710SK1461608535BUM_ANO_INESQUECIVEL_1447650393516445SK1447650393B

lidia-assinatura

7 comentários em “Por que ler contos?

  1. Adorei o post, parabéns 🙂 Eu não gostava de contos pq achava que a história era muito curta, mas desde o ano passado comecei a ver com outros olhos e minha opinião mudou muito, ainda bem, rs 😉 Já li “Um ano inesquecível” e me apaixonei pela escrita da Babi Dewet (tinha muita curiosidade na escrita dessas autoras e foi uma ótima oportunidade) e li também “O amor nos tempos de #likes” quebrando qualquer preconceito com livros de youtubers ❤ Bjos da Cah! ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

