O National Book Award (em português Prêmio Nacional do Livro) é – juntamente com o Neustadt International Prize for Literature e o Prémio Pulitzer – um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos da América, dado anualmente aos melhores livros escritos por cidadãos norte-americanos vivos. O prêmio é entregue desde 1950 em ao menos uma categoria. Atualmente, existem quatro categorias: ficção, não-ficção, poesia e literatura juvenil. Os vencedores, selecionados em cada categoria por cinco membros – painéis de julgamento independentes – recebem US$ 10,000 e uma escultura de cristal. O prêmio é administrado pela Fundação National Book. (Wikipedia)

41iu3menb7l-_sy346_

 “Booked” de Kwame Alexander

É a continuação do livro The Crossover, vencedora do prêmio Newbery (EUA). Sobre um garoto que de 12 anos que adora futebol e odeia livros. É sobre futebol, família, amor e amizade que acontece enquanto Nick tenta descobrir como sobreviver aos divórcios dos pais, enfrentar os valentões e impressionar a garota de seus sonhos.

51eje8evlolRaymie Nightingale” da Kate DiCamillo

Raymie Clarke percebeu que tudo, absolutamente tudo, depende dela. E ela tem um plano. Se Raymie conseguir vencer a competição de Pequena Miss Mecânica da Florida Central, então o pai dela, que saiu da cidade há dois dias com uma dentista, verá a foto dela e (talvez) volte para casa. Mas enquanto a competição se aproxima, a solidão, a perda e as perguntas não respondidas unem três garotas em uma amizade improvável – e desafia cada uma delas a se ajudarem de modos inesperados.

51twsyeekml-_sx339_bo1204203200_March: Book Three” de John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell

A maravilhosa conclusão da trilogia March, best-seller e vencedora de prêmios. O Congressista John Lewis, um ícone americano e uma das figuras chaves dos movimentos de direitos civis, une-se ao coescritor Andrew Aydin e ao artista Nate Powell para trazer lições da história para a vida real para a nova geração, urgentemente relevante para o mundo de hoje.

61rddxv0njl-_sx345_bo1204203200_“When the Sea Turned to Silver” da Grace Lin

Uma fantasia ilustrada de tirar o fôlego e inteiramente colorida, inspirada pelo folclore chinês. Um livro acompanhante do vencedor de Honra do Prêmio Newbery, Where the Mountain Meets the Moon

51lgtygobl-_sy346_When the Moon Was Ours” da Anna-Marie McLemore

O romance de estreia da Anna-Marie McLemore, The Weight of Feathers, foi recebida com uma chuva de resenhas, uma nomeação ao Prêmio YALSA Morris e lugares em várias listas de Melhores Livros YA. Agora, McLemore entrega um segundo livro deslumbrante e incrivelmente romântico, de novo com um toque de mágica.

513-4oc76ll-_sy346_“Burn Baby Burn” da Meg Medina

Nora Lopez completa dezessete anos no famoso verão de 1977 em Nova York, quando a cidade é quando a cidade é assediada por um serial killer chamado o Filho de Sam, que atira em mulheres jovens nas ruas. A vida familiar de Nora não está indo bem também: seu irmão, Hector, está ficando mais ameaçador a cada dia, a mãe dela é indefesa e caindo para trás sobre o aluguel e o pai dela chama somente em feriados. Tudo que Nora quer é ter dezoito anos e ficar por conta própria. E enquanto isso, tem um cara novo bonito que começou a trabalhar com ela da loja de conveniência, namorar ao menos vale a pena o risco, quando o assassino gosta de apanhar-casais que ficam fora até tarde? Autora premiada Meg Medina transporta-nos para uma época em que Nova York parecia equilibrada em um fio da navalha, com os ânimos e temperaturas exaltados, para compartilhar a história de uma jovem mulher que descobre que o maior perigo é muitas vezes mais perto do que nós gostamos de admitir — e o mais difícil de aceitar.

51bhv0efsql-_sx332_bo1204203200_Pax” (Editora Intrínseca) da Sara Pennypacker e Jon Klassen (Ilustrador)

Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem.

41ldmxg21flGhost” do Jason Reynolds

Ghost quer ser o atletista mais rápido em seu time de corrida do ensino fundamental, mas seu passado está deixando ele devagar. Nesse primeiro livro eletrizante de uma série nova do autor Jason Reynolds, vencedor dos Prêmios Coretta Scott King/John Steptoe.

51ye2nvf-rl-_sx260_ “Sachiko: A Nagasaki Bomb Survivor’s Story” da Caren Stelson

Este impressionante livro de não-ficção narrativa conta a verdadeira história de sobrevivência de Sachiko Yasui de seis anos de idade da bomba atômica de Nagasaki em 9 de agosto de 1945 e o efeito duradouro de partir o coração. Tendo realizado extensas entrevistas com Sachiko Yasui, Caren Stelson compartilha a verdadeira história de uma jovem garota que sobreviveu a bomba atômica e narra sua longa jornada para encontrar a paz. Este livro especial oferece aos leitores uma notável nova perspectiva sobre os momentos finais da segunda guerra mundial e suas consequências.

61yarcp5ugl“The Sun Is Also a Star” da Nicola Yoon

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não em destino. Ou em sonhos que nunca irão se realizar. Definitivamente não sou o tipo de garota que conhece um garoto fofo em uma rua movimentada de Nova York e se apaixona por ele. Não quando minha família está a doze horas de distância sendo deportados para a Jamaica. Me apaixonar por ele não será minha história.
Daniel: Eu sempre fui um bom filho, um bom estudante, vivendo para as altas expectativas dos meus pais. Nunca o poeta. Ou o sonhador. Mas quando eu a vejo, esqueço tudo isso. Algo em Natasha me faz pensar que destino reserva algo mais extraordinário – para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este único momento. Um milhão de futuros estão na nossa frente. Qual deles se tornará real?

Finalistas do Prêmio National Book Awards serão anunciados dia 13 de Outubro, e os vencedores serão anunciados na cerimônia dia 16 de Novembro em Nova York.

lidia-assinatura

Anúncios

8 comentários em “Indicados ao The National Book Awards 2016!

  1. Olá.
    Gostei muito do post.
    Ainda não li Pax, mas sei que tem uma mensagem linda, além da capa estar perfeita. Adoraria ter a oportunidade de conhecer o livro “When the Sea Turned to Silver”, achei a capa muito fofa e a premissa bem encantadora. Obrigada. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Já vi a capa de Pax em vários blogs, mas não me interessei tanto. Gostei mesmo foi de “Burn Baby Burn”, que pela sinopse já dá pra imaginar que um dos homens da vida dela vai se mostrar uma outra pessoa…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s