As Faces da Luz
As Faces da Luz

As Faces da Luz
Arcantatys #1
Autora: Tatiane Durães
Ano: 2015 / Páginas: 470
Idioma: Português
Editora: Arwen

Sinopse: Tayara e sua mãe atravessam um portal que as leva para um lugar onde as criaturas dos contos de fadas são reais. Em meio a dragões, elfos, fadas e lobos, tudo parece ser incrível, porém, ao descobrir ser a reencarnação de uma poderosa bruxa das trevas, Tayara percebe que sua nova vida traz perigos iminentes, e ela se vê percorrendo caminhos traiçoeiros para descobrir quem realmente é.Batalhas, paixões e terríveis maldições assombram sua trajetória. Diante de uma realidade inacreditável, ela precisará se agarrar a sua essência para não cair diante de um implacável e antigo inimigo; as sombras de seu passado.Na Trilogia Arcantays, Sombras e Luz batalharão por sua alma!

Resenha: Olha, muitas emoções! É um livro cheio de aventura e acontecimentos 😀

A aventura começa quando Tayara e a mãe são escoltadas até o mundo de Arcantatys,  onde habitam os seres mágicos, como elfos, bruxas, trolls, fadas, vampiros, lobisomens, dragões! Todos os seres imagináveis ❤ Lá, Tayara descobre que é meia bruxa e que sua mãe é meia elfíca e isso muda os rumos da vida delas.

A narrativa se divide basicamente em dois pontos de vista (p.d.v.), o de Tayara e do Rei Cedric, rei de um grupo de  elfos. Eu achei que poderiam ter escolhido outra pessoa para representar o ponto de vista dos elfos, particularmente, preferiria o Aodh, o capitão da guarda desse grupo de elfos. Entendi a importância dessa variação, mas poderia ter sido melhor aproveitada.

O livro tem vários erros de revisão, por exemplo, tem um capítulo que diz que é do ponto de vista da Tayara e quando você vai ler é do Rei Cedric, fora vários erros de português e gramática, que me irritaram, porque sou exigente e percebo essas coisas rs, mas não atrapalharam tanto a leitura.

Particularmente, acho que esse livro poderiam ter sido dividido em dois. Uma primeira parte, na qual é focada no aprendizado desse novo mundo e na busca de Tayara pelo livro da bruxa Agatha, e em outra na qual ela de fato enfrenta uma bruxa que está ameaçando a cidade dos elfos. Assim, o livro seria menor e daria para explorar mais os personagens.

Já que falei nos personagens, devo dizer que tenho críticas (como de costume). A Tayara é até legal, mas parece que ela se transforma perto do Aodh, e aí ela vira um serzinho verde cheio de ciúme e, sabe, meio infantil. Não gostei muito do Aodh, no começo, ele é ok, antes de saber que ela é bruxa e tal, mas depois, é super grosseiro com ela, mesmo lendo os pensamentos dela e sabendo que ela não fazia ideia de que era bruxa! E ele é absurdo em alguns momentos, e em outro é cheio de sorrisos, simplesmente não entendo. Queria um ponto de vista do Aodh para entender o que se passa pela cabeça dele. Sério!

Enfim, fora o Aodh, que é difícil de entender. Eu adorei a amiga que a Tayara faz em Arcantatys, a princesa Aagje. Acho ela uma fofa e completamente não-convencional para o mundo que é apresentado, é uma princesa que vai quebrar algumas tradições e eu adoro isso ❤

A parte dela na Amazônia foi muito linda! Eu moro em Belém, uma cidade que faz parte da Região Amazônica, e nossa, eu imaginei muito bem essa floresta ❤ ❤ (Só acho perdeu uma ótima oportunidade de fazer a Tayara parecer a Matinta Pereira! Iria ser épico!)

A verdade é que eu queria saber mais da vida dos personagens antes da  Tayara chegar a Arcantatys e queria também ver mais os personagens reagindo a tudo que acontece. Tem uma cena em que algo grande é revelado, mas nem temos chance de reagir a isso e já somos jogados a outra aventura e outra missão da  Tayara… Queria mais momentos dos personagens conversando, interagindo e reagindo a coisas.

Eu gostei do livro, gostei do mundo de Arcantatys, tem mesmo muita coisa para ser explorada e sinto que ainda não atingiu o máximo do seu potencial. Como falei durante a resenha, faltou um trabalho mais intenso na revisão do livro, mas acho que principalmente queria mais personagens, acabou tendo muita história, muita aventura e muita informação pra pouca interação dos personagens. Mas, de um modo geral, achei muito bom, foi divertido ler e me prendeu até o final ❤

Recomendo a quem gostou de Crepúsculo (Stephanie Meyer), Eragon (Christopher Paolini) e Cidade dos Ossos (Cassandra Clare).

lidia-assinatura

7 comentários em “As Faces da Luz – Tatiane Durães

  1. Oi, Lidia.
    Eu tenho esse livro na minha estante, mas ainda não li. A premissa é muito interessante, estou bem curiosa pelo desenvolvimento da história. Apesar dos pontos negativos que você comentou, a respeito da obra, ainda acredito que será uma boa leitura. Sua resenha está ótima, muito bem elaborada e explicada. Obrigada. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oiie Lidia! Vc não sabe a ansiedade q eu estava para ler resenhas desse livro, minha irmã leu tbm, disse q gostou mto, e pelo q vi por aqui, a história promete! Já qro então conferir tbm! Capa e enredo magníficos!
    Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ainda não tinha visto esse livro ou essa autora, e pelo menos por essa história, não me interessei muito, sou bem exigente com fantasias, e quando vejo que são muitos elementos (fadas, dragões, elfos, etc) em um livro pequeno, logo acho que ficou mal contado… Maaaas se um dia calhar de poder ler o livro, daria uma chance sim.
    P.S.; Eu também sou de Belém!! Acho que eu comecei a assinar seu blog por isso, mas como leio outros acabei esquecendo qual era o daqui…

    Curtido por 1 pessoa

    1. O livro não é pequeno, não, tem quase 500 páginas. Não acho problemático ter tantos elementos, mas exatamente por ter muitos elementos, o enredo tem que ser muito bem amarrado e dar tempo para explorar melhor todas essas espécies… Acho que essa é minha maior crítica a esse livro, ela quis ir direto pra ação, sem dar tempo pros personagens.

      Oba! Eu sou de Belém, mas divido o blog com uma pessoa de Joinville/SC 😉

      Curtir

Deixe um comentário