Juntando Os Pedaços – Jennifer Niven

juntando_os_pedacos_1476293338619504sk1476293338bJuntando os Pedaços
Autora: Jennifer Niven
Ano: 2016 / Páginas: 392
Idioma: Português
Editora: Seguinte

Sinopse: Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Resenha: O livro mais recente da Jennifer Niven, autora de Por Lugares Incríveis

Como sempre depois de um grande bestseller, sempre vem muita expectativa. Será que Jennifer conseguirá igualar esse livro ao sucesso de Por Lugares Incríveis? Conseguirá transmitir as mesmas emoções com esses novos personagens?

A comparação é inevitável. Em Por Lugares Incríveis, fomos apresentadas a uma história sobre uma garota que aprende a viver com um garoto que pretendia morrer (palavras da própria Jennifer Niven), enquanto em seu novo livro Juntando Os Pedaços nossa protagonista feminina aprende a ver a si mesma pelos olhos de um garoto que não vê ninguém.

Jack, nosso protagonista masculino, tem prosopagnosia, uma doença neurológica que o impede de reconhecer rostos, até mesmo de pessoas que ele ama. Durante sua vida, foi aprendendo a reconhecer pessoas como modo de falar, andar, usar o cabelo e tamanho, que é onde Libby, a protagonista entra. Libby é gorda, do tipo realmente teve um distúrbio alimentar e inclusive foi eleita a mais gorda dos Estados Unidos, no auge de sua doença. Após anos em reclusão e tratamentos especializados ela decide retornar à escola e novamente é obrigada a lidar com as consequências de seu peso sob o olhar das outras pessoas.

É um livro extremamente empoderador para as jovens leitores acima do peso. Essa temática é tratada com muita responsabilidade, respeito e honestidade. Jennifer sempre emite comentários de questionamento a práticas da nossa cultura que diminuem pessoas acima do peso, como se elas fossem preguiçosas por não emagrecer e assim todo preconceito seria justificado. Esse livro é muito importante para essas meninas que sofrem discriminações por serem mais gordas que o padrão e que constantemente ouvem o que podem ou não fazer por causa do quanto pesam.

Com relação ao Jack, o protagonista masculino, temos um personagem que assim como Finch, de Por Lugares Incríveis, tem medo de ser diagnosticado devido ao próprio estigma e a certeza que esse resultado final traz para sua vida. Novamente, Jennifer ressalta a importância de um diagnóstico para pessoas com deficiências!

Ao todo, é um livro muito fácil e rápido de ler, com personagens muito cativantes e profundos. Você se envolve muito facilmente por todas as situações que eles passam na escola e na família ❤

Recomendo para fãs de Amy e Matthew (Cammie McGovern), Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven) e À Procura de Audrey (Sophie Kinsella).

lidia-assinatura

Anúncios

8 comentários em “Juntando Os Pedaços – Jennifer Niven

  1. Fiquei apaixonada pela história de Jack e Libby!! Uma trama bem narrada que mostra o poder da amizade, confiança e lealdade que podemos encontrar no próximo!! Cada personagem com sua dor, mas que tentam superar as adversidades contando um com o outro!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s