Hoje, vamos falar sobre quais adaptações de livros para o cinema foram contempladas com indicações no Academy Awards 2017. A premiação mais importante do cinema será apresentada pelo Jimmy Kimmel no dia 26 de Fevereiro de 2017 😀

1. A Chegada (Denis Villeneuve)

historia_da_sua_vida_e_outros__1476909220619967sk1476909220b14939994_10154734503792425_3568386582031436610_o

O filme A Chegada é baseado no livro “História da sua vida e outros contos” de Ted Chiang.

O livro na verdade é uma antologia de contos de ficção científica escritos pelo autor e o filme se baseou especificamente no conto “História da Sua Vida” para a composição do roteiro que tomou vida no filme. Teve seu lançamento pela Editora Intrínseca no Brasil.

O longa metragem dirigido por Denis Villeneuve foi indicado a 8 Oscars, nas categorias principais, como: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição; e em categorias técnicas, como: Melhor Design de Produção, Mixagem de Som e Edição de Som.

2. Estrelas Além do Tempo (Theodore Melfi)

estrelas_alem_do_tempo_1481895198635829sk1481895198b

Estrelas Além do Tempo conta a história de mulheres matemáticas negras que foram fundamentais para a ida do homem ao espaço, uma história que foi esquecida pela NASA. O livro que deu origem ao filme de mesmo nome foi escrito por Margot Lee Shetterly. Foi lançado pela Editora HarperCollins Brasil.

O filme recebeu indicações nas categorias de Melhor FilmeMelhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer e Melhor Roteiro Adaptado.

3. Lion: Uma Jornada para Casa (Garth Davis)

719j4bz44hllion_t109783

O filme indicado ao Oscar, estrelado por Dev Patel, é uma adaptação da autobiografia de Saroo Brierley, entitulada Uma Longa Jornada para Casa, lançado no Brasil pela Editora Record. O livro conta a história de Saroo, uma criança de cinco anos que se perde do irmão e acaba viajando para o outro lado da Índia, sem saber o nome da sua cidade natal ou seu próprio sobrenome. A criança acaba indo para adoção até que finalmente é adotado por um casal Australiano. Sem esquecer de suas origens, Saroo um dia procura sua verdadeira casa com a ajuda do Google Earth.

Os longametragem está indicado às categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Dev Patel), Melhor Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Música Original.

4. Elle (Paul Verhoeven)

71qs63xlo5l elle_ver2

Elle, estrelado pela Isabelle Rupert, é adaptação do livro “Oh…” de Philippe Djian. Conta a história de uma mulher que é estuprada em sua própria casa por um desconhecido. Ela decide não prestar queixas, mesmo ainda sendo constantemente assediada por seu abusador por mensagens de textos, e aos poucos vamos entendendo quem exatamente é essa complexa personagem.

O filme francês concorre apenas na categoria de Melhor Atriz pela atuação surpreendente de Isabelle Rupert.

5. Um Homem Chamado Ove (Hannes Holm)

51b6vcrxifl-_sx318_bo1204203200_ c72f3a78dccfe7681da4e1647ed21cbd0363adf7

O filme sueco Um Homem Chamado Ove é adaptação do livro homônimo de Fredrik Backman, lançado no Brasil pela Editora Alfaguara. O livro fala sobre um idioso que perdeu a fé na humanidade, recentemente perdeu a esposa e decidiu se matar, até que um vizinho desajeitado se muda e o ajuda a ver o mundo de outra forma.

Um Homem Chamado Ove está concorrendo a Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquiagem e Hairstyling.

6. Life, Animated (Roger Ross Williams)

life-animated_t198656

Life, Animated é um filme documentário baseado em livro Life, Animated: A Story of Sidekicks, Heroes, and Autism escrito por Ron Suskind, que também é roteirista do filme. O documentário aborda a vida de um garoto com autismo e de sua família. Eles superam sua deficiência utilizando filmes animados como meio de comunicação.

O filme está concorrendo a categoria de Melhor Documentário.

7. Animais Noturnos (Tom Ford)

71dtrhezpfl nocturnal

O filme de Tom Ford, estrelado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal, é baseado no livro Tony e Susan de Austin Wright, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro foca em Susan Morrow e Edward Sheffield que se separaram há muitos anos, mas um dia Edward envia para a ex-esposa o manuscrito de seu primeiro romance, justificando que ela sempre foi sua melhor crítica. Susan se envolve pela história dos personagens e vê repensando sua vida de uma forma drástica.

O filme recebeu indicação de Melhor Ator Coadjuvante para Michael Shannon.

8. Sully: O Herói do Rio Hudson (Clint Eastwood)

41zkdwzdoml

Sully, filme estrelado por Tom Hanks, é adaptação de livro autobiográfico de Chesley “Sully” Sullenberger com Jeffrey Zaslow. O livro foi publicado no Brasil pelo Editora Intrínseca, e conta a história de um piloto de avião que luta contra todas as probabilidades para levar a população do voo a salvo.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Edição de Som.

9. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (Michael Bay)

81q7i4fqofl

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Mitchell Zuckoff com a Equipe de Segurança do Anexo dos EUA na Líbia. O livro fala justamente dos acontecimento de 11 de Setembro de 2012, quando quando terroristas atacaram o Complexo da Missão Especial do Departamento de Estado dos EUA e o Anexo, base da CIA, em Benghazi, na Líbia. Narrando a ação da equipe de seis soldados e seus atos heroicos durante o ataque. O livro foi publicado pela Editora Bertrand no Brasil.

Está concorrendo na categoria de Melhor Mixagem de Som.

10. Silêncio (Martin Scorsese)

41mmomdip8l-_sx331_bo1204203200_ silence_ver3_xxlg

O livro de mesmo nome foi escrito pelo japonês Shûsaku Endô. E conta a história de missionários portugueses no Japão do século XVII, um período em que os cristãos locais eram brutalmente oprimidos. Capturados e forçados a ver seus companheiros japoneses abrirem mão da vida pela fé, os jesuítas começam a testemunhar crueldades inimagináveis que testam suas próprias crenças. O filme conta no elenco Andrew Garfield, Adam Driver e Liam Neeson.

O filme foi indicado à premiação na categoria de Melhor Fotografia.

Essa foi a lista de adaptações de livros indicadas ao Oscar 2017, a maior premiação do cinema. Você se interessou por algum livro ou já assistiu algum filme?

Anúncios

7 comentários em “As Adaptações de Livros no Oscar 2017

  1. Já assisti Animais Noturnos e achei a história do manuscrito de Edward bem mais interessante que a principal mas ainda quero ler o livro. Também quero ler Silence pois o filme está recebendo críticas ótimas apesar ter sido indicado em apenas uma categoria. /lu

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s