Ainda um post Comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher, a ideia era fazer uma lista com os principais clichés no gênero YA (que é o que eu mais leio), mas aí pensei que todos esses clichés que eu acho extremamente irritantes no YA também aparecem em livros de romance mais adulto (incrivelmente, eu sei). Então, acabou surgindo essa lista de clichés que eu acho extremamente irritantes e desnecessários que acometem principalmente as personagens femininas dos livros 😉

Quero deixar claro que quando o cliché é bem feito a gente nem se incomoda tanto e até conseguimos aceitar, o problema é que a maioria das histórias NÃO PRECISA desses recursos de narrativa para serem interessantes e um livro que é focado apenas nesses clichés se torna pobre exatamente por isso.

1. Quando tem triângulo amoroso

E a menina não consegue escolher entre qual dos dois pretendentes ela quer de verdade.

Crepúsculo: Edward, Bella e Jacob… Apenas cansada, decida-se logo, Bella!

A Rainha Vermelha: Marvin, Mare e Cal…

Neve e Cinzas (resenha): Mather, Meira e Theron…

Acho que já deu de triângulo amoroso, né? Vamos superar e voltar com isso só daqui a uns 20 anos, tá?

2. Quando a personagem é perfeita e todo mundo é apaixonado por ela

O cliché clássico conhecido como Mary Sue, na qual a protagonista é a menina perfeita e sonho de absolutamente todos os personagens masculinos héteros do livro…

Trono de Vidro (resenha): Sério, Chaol, Dorian, Rowen, absolutamente todos os personagens masculinos entram na história e já são ou foram apaixonados pela personagem principal. E ela é invencível e o amor da vida de todos…

Cidade dos Ossos: A mesma coisa a Clary de Instrumentos Mortais… O Simon, Jace, etc. Galera, idolatra ela… Por quê? Não entendo.

Louca Por Você: Nesse livro, todos que conhecem a menina se apaixonam por ela… Meu deus.

3. Quando duas personagens femininas disputam entre si, seja por homens, dinheiro ou popularidade

Existe algo pior do que colocar mulheres umas contra as outras?

Cidade dos Ossos: Odeio tanto que coloquei duas vezes na lista rs. Mas é verdade, gente, não entendo a antagonização entre Clary e Isabelle neste primeiro livro… Essa disputa forçada entre as duas foi completamente desnecessária, na minha opinião.

P.S.: Ainda Amo Você: No segundo livro, voltamos àquela mesma confusão com a ex-namorada do Peter…. Essa disputa entre as duas chegou a durar DOIS LIVROS, o primeiro e este segundo. Olha, acho que já foi o suficiente!

A Seleção: Em A Seleção, as meninas competem ativamente pelo príncipe e pela coroa.

4. Quando o Interesse Amoroso que trata a protagonista mal no começo

Nada contra badboys ou cara maus humorados, até gosto, mas às vezes parece implicância desnecessária da parte deles…

Divergente: Todo mundo sabe que o Four é super distante e meio babaca com a Tris no começo de Divergente, né. Depois que a gente vai entendendo o jeitinho dele e nos apaixonando. Principalmente, pq a Tris não deixa barato e sempre responde quando ele tratava ela mal ❤

Bully: Em Bully, o cara é o vizinho dela e ele falou mal dela a vida toda na escola, porque no fundo era apaixonado por ela… Apesar disso, o livro é legalzinho, sério.

Amor ImensoEu amei esse livro, mas vamos combinar que ele odiar ela por um mal entendido e tratar ela SUPER mal durante o início do livro é exagerado…

5. Quando ela a personagem feminina é “diferente” das outras mulheres

Acho que esse é o cliché que eu mais odeio, porque afinal quem não quer se sentir especial e amada?

Só acho que é MUITO errado os homens fazerem você se sentir assim colocando as outras mulheres para baixo e ainda incentivar uma competição de quem é a melhor e diferentona.

Desejo e Honra (resenha): O protagonista masculino LITERALMENTE fala que ela é diferente das outras mulheres, porque ela é mais difícil e se dar o valor……

As Mil Noites: A mãe do príncipe fala para a Sherazade, que ele não matou ela ainda porque ela é diferente das outras mulheres que ele matou…

Essa foi a minha lista de hoje, qual outros clichés vocês odeiam? Deixem nos comentários para discutimos a situação 😉

2 comentários em “5 Piores Clichés com Personagens Mulheres

    1. Luiza, concordo com você! Na verdade, eu não gosto dessa série Instrumentos Mortais, mas enfim rs
      Sobre Neve e Cinzas, adorei o livro e também espero que tenha acabado lá esse triângulo 😉

      Curtir

Deixe um comentário

