Esta é uma lista para quem gostou do livro e/ou da série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês), escrito pelo Jay Asher

Não é uma lista especificamente de livros sobre suicídio (para uma lista de livros sobre suicídio, veja nossa outra lista aqui). É uma lista sobre saúde mental, depressão, luto e sobre todas as consequências a longo prazo do preconceito e das as atitudes nada saudáveis dos adolescentes uns contra os outros. Vamos falar sobre isso! #NãoSejaUmPorquê

1. Just Listen, da Sarah Dessen

Just Listen (resenha) fala sobre uma garota que foi excluída por seu grupo de amigas devido a um fato que aconteceu numa festa e todos acham que ela ficou com o namorado da melhor amiga, só que tem muito mais coisas nessa história que a pessoas não sabem…

Às vezes, as pessoas só precisam ser ouvidas. Às vocês você só precisa estar lá para ouvi-las ❤

2. O Último Adeus, da Cintia Hand

Em O Último Adeus, a personagem principal se afasta de sua família e amigos, após o suicídio do irmão, que tinha depressão, e está lidando com a perda do irmão para uma doença mental.

Gostei muito de como esse livro trata da depressão do irmão da protagonista, sobre como ele estava se tratando e tomando remédios, e como o comportamento suicida depende de um momento, uma situação devastadora que ele não conseguia lidar e agiu no momento com a única saída que viu como possível.

3. Cartas de Amor aos Mortos, da Ava Dellaria

Em Cartas de Amor aos Mortos, também temos uma personagem principal lidando com a morte inesperada da irmã, por meio da música, e fazendo novas amizades.

Gostei muito do livro. É interessante que às vezes as pessoas não sabem o que dizer ou como ajudar uma pessoa que perdeu alguém recentemente. Acho que a melhor contribuição que esse livro faz é essa ❤

4. Cracked Up To Be, da Courtney Summers

Depois do desaparecimento de sua melhor amiga, em Cracked Up To Be, a personagem principal se afastou da família e dos amigos, está completamente desiludida com a vida e ninguém entende exatamente o porquê, mas tudo na vida tem um motivo e este ela não consegue dizer em voz alta.

Livro maravilhoso sobre adolescente, sobre não sentir que pode se abrir com ninguém e sobre como funciona a mente de alguém com ideações suicidas.

5. A Playlist de Hayden, da Michelle Falkoff

Em A Playlist de Hayden, o personagem principal tenta descobrir o que estava acontecendo com seu amigo antes de decidir se matar e descobre que havia muitos segredos que ele guardava para si mesmo.

Eu não gostei muito do desfecho deste livro, achei que ficou muito em lugar comum.

6. Juntando os Pedaços, da Jennifer Niven

Juntando os Pedaços (resenha) não é um livro focado na depressão ou no suicídio. Seus personagens estão numa fase de empoderamento e de vencer os preconceitos e as normas que seus colegas de escola impõe a eles, de que devem evitar a “anormalidade”, como ter uma doença neurológica ou ser acima do peso.

Eu adorei esse livro exatamente pela ideia que ele trouxe, de empoderamento, de que ninguém pode lutar suas batalhas por você. Por mais que você queira. Sobre como se libertar de preconceitos e esteriótipos que as pessoas colocam em você ❤

7. Antes Que Eu Vá, da Lauren Oliver

Em Antes Que Eu Vá (resenha), uma adolescente sofre um acidente de carro e revive o mesmo dia todos os dias, só que cada vez ela vai revendo suas ações e as pessoas ao seu redor e tendo uma nova perspectiva com relação a sua vida.

Adoro como esse livro retrata a adolescência como ela é. A personagem principal praticava bullying e era uma das pessoas populares, que inclusive espalhava mentiras sobre as outras pessoas. E o fato do livro retratar essa adolescência errada, de uma maneira tão sem julgamentos e com compreensão… É maravilhoso ❤

Essa foi minha lista de recomendações para quem gostou do livro ou da série Os 13 Porquês (13 Reasons Why). Essa série é tão importante e estou muito feliz com toda a repercussão dela… Tem coisas que a gente só entende quando a arte nos coloca nesse papel de ver pelos outros do outro e isso é incrível ❤

 

Anúncios

6 comentários em “7 Livros para Fãs de #13ReasonsWhy #NãoSejaUmPorquê

    1. Realmente! “Eu Estive Aqui” é maravilhoso ❤
      Comecei a ler “Os 13 Porquês”, mas no começo não achei nada demais. Espero ser surpreendida mais para o final.
      Acho que a série adaptaram bem e mudaram coisas necessárias para ficar mais atual a história.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s