A Lógica Inexplicável da Minha Vida
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Ano: 2017 / Páginas: 440
Idioma: Português
Editora: Seguinte

Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva queele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível.

Resenha: Um livro filosófico com uma linguagem tão simples e acessível ❤

Benjamin Alire Sáenz ficou conhecido no Brasil por escrever Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo. Assim como este primeiro sucesso, em A Lógica Inexplicável da Minha Vida, a presença de temas LGBT se faz presente de forma simples e adorável. O personagem principal Salvador Silva foi adotado aos 03 anos de idade por um gay e é impossível não abordar todos os preconceitos que ele vive por este fato.

Os conflitos do livro surgem de forma inesperada e ininterrupta. Quando você pensa que já aconteceu todas as desgraças possíveis com os personagens, vem mais uma bomba para acabar com sua estabilidade. É um livro agitado, com muitos acontecimentos e um ritmo envolvente que torna os personagens incrivelmente interessantes em suas reações, especialmente por meio dos diálogos.

Os diálogos são a principal forma de prosseguimento da história, como na maioria dos YA contemporâneos. Os diálogos transmitem as dinâmicas dos relacionamentos entre os personagens, relações de amizade e familiares se tornam parte essencial dos personagens.

Os laços familiares e a identidade de grupo dos personagens é muito interessante. Apesar de ser adotado, Sally disse que nunca se sentiu dessa forma. A família de seu pai tem raízes mexicanas e ele, por consequência, se sente mexicano. É um personagem que passou a maior parte de sua vida tendo certeza de quem ele era como parte de sua família, mas que quando se vê precisando definir seu futuro e o resto de sua vida, acaba paralisado pela possibilidade de se afastar do que conhece.

Daí vem o principal tema do livro “mudanças”. Tudo na adolescência é relacionado às mudanças, seja corporais como emocionais e de responsabilidades, e além dessas as mudanças que não podem ser previstas. Pessoas vêm a vão na nossa vida e não podemos controlar todos os acontecimentos.

Essa falta de controle sobre os acontecimentos que Sal acaba confundindo com uma falta de “lógica”, que o livro traz como principal reflexão. Afinal, a vida tem lógica Temas dentro da religião e da ciência são trazidos para discussão de maneira moderada e sensível.

Tenho ressalvas com relação à condução do final do livro. Pode ter deixado brechas para se pensar que, apesar das adversidades, é totalmente responsabilidade das pessoas escolherem seu próprio destino. Isso pode levar as pessoas a realmente acreditarem em algum tipo de meritocracia, que é difícil de endossar na nossa sociedade.

Os personagens são maravilhosamente bem explorados, por meio de diálogos naturais e críveis. Não é um daqueles romances que você vê adolescentes conversando como se fossem ou super infantis ou super maduros. Esses personagens erram e admitem erros e, acima de tudo, assumem responsabilidade em mudar de atitude.

Enfim, é um livro excelente. Para quem gosta de refletir sobre a vida e como ela acontece, sobre vida, morte, luto, família, e enfim, tem vários temas sendo abordados de maneira adorável, sensível e tão leve, que a gente nem percebe que está lendo sobre sofrimento ❤

Recomendo para quem gostou de Fangirl (Rainbow Rowell), Os Bons Segredos (Sarah Dessen) e Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáenz)

Anúncios

2 comentários em “A Lógica Inexplicável da Minha Vida – Benjamin Alire Sáenz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s