Apocalipse
Habitantes do Cosmos #1
Autora: Francélia Pereira
Ano: 2017 / Páginas: 164
Idioma: Português
Editora: Smashwords

Sinopse: Após alguns milênios, vivendo espalhada pelo Sistema Solar, a humanidade já não dispõe de mais regiões para explorar e retirar da Natureza tudo que precisa para sobreviver. Sem esperança, os habitantes do Sistema Apolo parecem ter desistido de viver e caminham para uma grande guerra. Em meio ao caos, um grupo de sábios, inspirados por lendas antigas, correm contra o tempo para encontrar uma salvação para sua espécie. Mas será que todos merecem uma segunda chance?

Resenha: Introduzindo uma nova onda no Brasil, Francélia Pereira apresenta um trabalho consistente que mescla fantasia e ficção científica, digna das revistas de pulp fiction dos anos 70.

Light Novel é um gênero literário que retoma o modelos dos folhetins e das pulp fictions dos anos 70. De forma que une várias partes de uma história serializada inicialmente na internet e o transforma em um livro. Por exemplo, Apocalipse foi inicialmente lançado no Whatpad, onde Francélia Pereira também publica outras histórias de sua autoria.

Dito isso, Apocalipse é uma história digna das revistas de pulp fiction dos anos ’70, mescla fantasia com ficção científica de um jeito interessante e surpreendente. O fato da história se passar em um futuro quase Asimoviano, onde os robôs têm uma inteligência avançada e livre arbítrio quase humano, se perde um pouco além do primeiro prelúdio apresentado no livro.

A trama do personagem Hayato, traz o clássico conflito da família não aceitar o casamento do filho e de manter tão fielmente ligada a tradições. Era de se esperar que no futuro, com robôs humanoides e tudo o mais, não existiria mais esse tipo de conflito.

Na primeira metade do livro, a história acaba tendo excesso de diálogos explicativos. Em vários momentos, os personagens vão de um lado para o outro apenas para receberem informações e mais informações sobre onde ir em seguida, o que torna a leitura cansativa. Apesar disso, na segunda metade a história engrena com o aparecimento de piratas espaciais (conceito que eu adoro ❤ apesar de ter sido pouco explorado no livro), e partimos realmente em direção ao conflito e o centro da história.

Ao todo, é um livro de fantasia excelente, com personagens interessantes, uma mitologia e universo bem consolidados. Os dramas familiares e todo o conflito principal do livro parecem pouco urgentes e deixam a desejar perante a grandeza universo construído, que é o que realmente prende o leitor até o final.

Recomendo para quem gostou de Deuses Americanos (Neil Gaiman), As Faces da Luz (Tatiane Durães) e A Fundação (Isaac Asimov).

2 comentários em “Apocalipse – Francélia Pereira

  1. Amei a resenha! A intenção desse primeiro volume era exatamente essa, apresentar ao leitor o Universo da série. A questão dos humanoides irá aparecer novamente no segundo e no terceiro volume, mas será no último volume que eles se tornarão protagonistas! Obrigada, Lids!!! ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s