A Filha das Trevas
A Filha das Trevas #1
Autora: Kiersten White
Ano: 2017 / Páginas: 472
Idioma: Português
Editora: Plataforma21

Sinopse: Lada Dragwlya e o irmão mais novo, Radu, foram arrancados de seu lar em Valáquia e abandonados pelo pai – o famigerado Vlad Dracul – para crescer na corte otomana. Desde então, Lada aprendeu que a chave para a sobrevivência é não seguir as regras. E, com uma espada invisível ameaçando os irmãos a cada passo, eles são obrigados a agir como peças de um jogo: a mesma linhagem que os torna nobres também os torna alvo. Lada despreza os otomanos. Em silêncio, planeja o retorno a Valáquia para reclamar aquilo que é seu. Radu, por outro lado, quer apenas se sentir seguro, seja onde for. E quando eles conhecem Mehmed, o audacioso e solitário filho do sultão, Radu acredita ter encontrado uma amizade verdadeira – e Lada vislumbra alguém que, por fim, parece merecedor de sua devoção. Mas Mehmed é herdeiro do mesmo império contra o qual Lada jurou vingança – e que Radu tomou como lar. Juntos, Lada, Radu e Mehmed formam um tóxico e inebriante triângulo que tensiona ao limite os laços do amor e da lealdade. Sombrio e devastador, este é o primeiro livro da mais nova série de Kiersten White. Cabeças vão rolar, corpos serão empalados… e corações serão partidos.

Resenha: Uma releitura melhorada da história, com várias intrigas políticas, segredos e personagens dando o melhor de si para se encontrarem ❤

O livro conta a história de Lada Draculesti e seu irmão mais novo, Radu Draculesti, filhos de um grande príncipe da Valáquia, Vlad Draculesti. Baseada na história real de Vlad, o Impalador, o livro conta desde a infância até a adolescência dos jovens, detalhando os momentos mais importantes e as decisões que tiveram que começar a tomar em nome de sua própria segurança.

É notável a excelência no desenvolvimento dos personagens, no aprofundamento de suas emoções e motivações. Lada desafia os papeis de gênero existentes na época, recusando-se a ser uma menina ou mulher em todos os momentos. Essa atitude desafiante presente em vários momentos do livro vai de encontro com os sentimentos que ela “infelizmente” acaba desenvolvendo pelas pessoas ao seu redor.

Por outro lado, seu irmão Radu, é seu oposto. É uma pessoa carinhosa, amável e sensível. Sem querer, com toda sua sensibilidade, ele também acaba fugindo do que é esperado de um homem, especialmente um valaquiano e potencial príncipe da Valáquia.

Todo o arco narrativo e a evolução dos personagens é feita de maneira, ao mesmo tempo, gradativa e cheia de acontecimentos e novas informações. O livro de quase 500 páginas consegue ser uma leitura gostosa, rápida e impressionante. ❤

O nível de detalhamento de toda a política de sultanato, de complôs e reviravoltas também é feita de maneira a deixar o leitor sem fôlego e na beira de sua cadeira. Em nenhum momento, a narrativa fica chata e com ar de “histórica”.

O sultão e seu filho também tem interações e papeis interessantes na trama e, até mesmo os personagens secundários, como os janízeiros, uma classe de soldados-escravos do sultão, têm seu nível de aprofundamento e destaque, por meio da interação com os personagens principais.

O livro concluí sua trajetória cheia de intrigas políticas, questões filosóficas e de desafio aos papeis de gênero, com um final necessário e empolgante. Acaba deixando subentendida algumas reflexões a respeito do mal que as pessoas são capazes de fazer, em nome do que acreditam ser a coisa certa. Definitivamente, um dos melhores livros do ano (se não o melhor) ❤

Recomendo para quem gostou de Eu Te Darei o Sol (Jandy Nelson), A Rainha de Tearling (Erika Johansen) e Jovens de Elite (Marie Lu).

Trilha Sonora: Devil In Me (Halsey)

4 comentários em “A Filha das Trevas – Kiersten White

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s