Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Ano: 2017 / Páginas: 384
Idioma: Português
Editora: Seguinte

Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.

Resenha: Novello mescla política com temas de amadurecimento, da maneira mais natural possível ❤

Ninguém Nasce Herói se passa em uma cenário distópico, não tão distante, em que um governo fundamentalista religioso assumiu o Brasil. Claramente, inspirado pelos protestos dos últimos anos no Brasil e por discursos de ódio de extrema direita ao que é exposto diariamente, Eric Novello fala sobre violência policial, censura à arte e à liberdade de expressão.

Todos os temas pesados envolvendo violência policial, como racismo, homofobia, transfobia, intolerância religiosa, são extremamente pesados. Em momentos são discutidos por meio de diálogos, que soam quase como depoimentos de pessoas que passam por esses preconceitos, e em outros momentos, como se para mostrar a realidade nua a crua são evidenciados por meio da interação dos protagonistas com as autoridades.

No mundo de Ninguém Nasce Herói, não apenas a sociedade e o governo totalitário lançam estratégias para reprimir a sociedade, mas também têm a ajuda de uma Guarda Branca, que faz o papel de um grupo de pessoas vigilantes da “ordem” e dos “bons costumes”. Também existe um grupo oposto, que tem como objetivo resistir, dar voz às pessoas e espalhar cultura pela cidade.

O protagonista Chuvisco é o ponto de vista do leitor. Ele tem uma doença inventada que o autor chama de catarse criativa, basicamente ele tem alguns momentos em que vê coisas que não estão presentes no mundo real. Por exemplo, ele está conversando com uma amiga e vê saindo borboletas da boca dela.

Esses momentos de catarse criativa foram uma das minhas coisas favoritas no livro. O modo como Chuvisco lida com a realidade, tornando-a suportável e dando coragem para que ele faça o que acha certo. É genial e algo que eu realmente nunca tinha visto descrito dessa maneira ❤

E tem toda uma história sobre como ele viveu com essa doença em sua adolescência, que ele teve apoio de um psiquiatra, o quanto que fazer vídeos para a internet o ajudou também a lidar com todos os sintomas da doença. Tudo sobre isso, está de parabéns, me impressionou e muitas vezes me emocionou muito ❤

A interação entre os personagens só podem ser descritas como realistas, todas as palavras parecem que foram retiradas do mundo real, de pessoas como nós, que pensam e consomem arte, que podem ser nossos amigos ou que podem nos encontrar um fóruns online.

De um modo geral, o livro é extremamente cuidadoso e ao mesmo tempo corajoso demais de falar de tantos temas delicados e controversos. Tem, sim, cenas pesadas de violência policial, de discussão sobre o que é certo ou errado, sobre amarecimento, enfim, o livro tem tantos temas e é tão rico e complexo, que para mim só pode ser considerado uma obra prima ❤

Recomendo para quem gostou de Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Divergente (Veronica Roth) e Rani e o Sino da Divisão (Jim Anotsu).

Trilha Sonora: Hope (Scream It Out Loud), do The Blackout.

5 comentários em “Ninguém Nasce Herói – Eric Novello

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s