CORDIALMENTE_CRUEL_1567118405883780SK1567118405BCordialmente Cruel
Autora: Maureen Johnson
Ano: 2019 / Páginas: 320
Idioma: Português
Editora: HarperCollins Brasil
Nota: 5/5

Sinopse: O Instituto Ellingham é um famoso colégio privado em Vermont. Fundado por Albert Ellingham, um magnata do início do século XX, é um local maravilhoso, repleto de charadas, caminhos mirabolantes e jardins. “Um lugar”, nas palavras de seu criador, “onde aprender é um jogo.” Porém, em 1936, logo após a abertura da escola, a esposa e a filha de Ellingham são sequestradas. A única pista digna de ser seguida é uma debochada carta listando métodos para cometer um assassinato, assinada com o pseudônimo “Cordialmente, Cruel”. A polícia não consegue resolver o crime, que se torna um dos grandes enigmas da história dos Estados Unidos. Algo como aquilo jamais poderia acontecer novamente, é claro. Anos depois, Stevie Bell, aluna e detetive amadora, está pronta para começar seu primeiro ano no Instituto Ellingham, e tem um plano ambicioso: solucionar esse antigo caso. Isto é, depois de lidar com sua exigente vida escolar, seus deveres de casa e seus excêntricos colegas de classe. Mas algo estranho acontece. Cordialmente Cruel faz um retorno surpresa e a morte revisita a escola. O passado ressurge das cinzas. Alguém que se safou de um assassinato ainda está vivo. Será que Stevie e seus amigos vão conseguir desvendar a identidade do dono da assinatura? Primeiro livro de uma trilogia, Cordialmente Cruel mostra todo o talento e o amor que a escritora Maureen Johnson tem pela literatura policial, mas sem esquecer do seu público fiel, o que torna este livro uma obra rara, que mistura dois gêneros de maneira inesquecível.

Resenha: Eu não sou muito de ler livros de mistério, mas por algum motivo não consegui largar esse livro até terminar 😀

Confesso que já me decepcionei com alguns livros da Maureen Johnson, então esse livro me veio como uma agradável surpresa. Consegui esse livro numa promoção de quarentena e li em um fim de semana.

Todo o mistério é simplesmente de tirar o fôlego e até um pouco assustador. O livro intercala a história de um crime que aconteceu no ano 1936 no Instituto Ellingham, uma escola super exclusiva para alunos diferenciados, com a história de jovens que estão começando as aulas no instituto nos dias atuais.

A protagonista se candidata à história, devido ao seu interesse por ciências criminais e resolver mistérios. Stevie Bell está decidida a descobrir a verdade sobre o que aconteceu em 1936 com a família Ellingham e acaba se envolvendo em um novo mistério provavelmente envolvendo o mesmo ator, conhecido como Cordialmente Cruel.

Apesar de ser um livro com um foco grande no mistério e suspense, foi surpreendentemente bem exploradas as crises de ansiedade e pânico vivenciados pela protagonista. É sempre um ponto positivo um livro que sabe falar de saúde mental, sem estigmatizar ou tratar os personagens como problemáticos.

Junto com essa questão de saúde mental, também é explorada toda uma vivência familiar conflituosa com a qual a protagonista tem que lidar. Os pais são rigorosos conservadores e trabalham inclusive fazendo campanha para um político com esse viés. A protagonista demonstra várias vezes o quanto é uma relação difícil, pois os pais não aceitam seus hobbies e o fato dela ter poucos amigos, como se quisessem apenas que ela fosse uma garota padrão, com amigos e um namorado. Então também tem essa parte psicológica, essa expectativa de finalmente ser aceita em um lugar e de poder ser ela mesma, expressar seus interesses.

O livro é tão focado no mistério, que até o interesse amoroso da protagonista, é um mistério durante grande parte do livro. Quando ele se revela, você está tão dentro da cabeça da protagonista e envolvida no mistério que também não sabe se pode confiar nele e nem em ninguém mais.

É um excelente livro, que infelizmente acaba com um gancho e você fica sem saber o que fazer simplesmente precisando da continuação (que até o momento só tem em inglês).

Recomendo para quem gostou de Mentirosos (E. Lockhart), Pequenos Incêndios Por Toda Parte (Celeste Ng) e Desventuras em Série (Lemony Snicket).

assinaturalidiatexto

Um comentário em “Cordialmente Cruel – Maureen Johnson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s