Geekerela
Autora: Ashley Poston
Ano: 2017 / Páginas: 384
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5

Amazon

Resenha: Uma releitura de Cinderela para a geração millenial nerd ❤

Sinopse: Um divertido romance que traz a clássica história de Cinderela para os dias de hoje. Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário. Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.

Com tantas releituras de Cinderela por aí, vide Cinder (Marissa Meyer) e Cinderela Pop (Paula Pimenta), de Cinderela ciborgue a Cinderela DJ brasileira, era de se esperar que todos os cenários possíveis já estivessem esgotados. Por isso, adiei tanto a leitura de Geekerela (Ashley Poston), pensei que era só mais uma leitura de Cinderela, no mínimo, seria divertido pra caramba.

Geekerela surpreende ao abordar o tema da comunidade e fandom nerd/geek dentro do contexto da conhecida estória de Cinderela. Além da clássica história de Elle ser uma órfã, que mora com a madrasta e as meia-irmãs, forçada a trabalhar e fazer as tarefas domésticas, o sonho dela não é ir a um baile, é ir à principal Convenção de Starfield, a série de TV que ela é fã desde criança. A série de TV está ganhando uma adaptação para os cinemas e Elle não está muito certa se será boa, porque escolheram o ator de série teen, Darien Freeman, para atuar como seu ídolo Príncipe Carmadian.

Os caminhos de Elle e Darien se encontram de forma inesperada numa história cheia de diversidade, coisas de fãs como blogs, discussão em fóruns e cosplays são representadas com respeito e muita dignidade.

O papel de Fada Madrinha recai na amiga de cabelos verdes de Elle, que inclusive está na capa do livro com ela, e é homossexual, e ajuda Elle com sua fantasia para ir à Convenção. Além de literalmente, ter uma abóbora em forma de foodtruck

O livro retrata com um toque fantástico, como é ser fã dedicado de uma série e participar de uma comunidade que partilha do mesmo amor, seja por blogs, fóruns, twitters, indo a convenções, etc. Isso é muito lindo de se ler em um livro, uma representação digna e verdadeira de como são os fãs, que como em todo lugar tem gente babaca, e tem gente que é amorzinho ❤

Recomendo para quem gostou de Fangirl (Rainbow Rowell), Tash e Tolstói (Kathryn Ormsbee) e O Manual da Garota Geek (Sam Maggs).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s