Condão

CONDAO__1432839250453560SK1432839250BCondão
Autor:
Giordano Mochel Netto
Ano:
2015 / Páginas: 390
Idioma:
Português
Editora:
Novo Século

Sinopse:  Tecnologia robótica, petabytes, Direito Eletrônico. Esses termos fazem parte do cotidiano de Edwardo, um jovem que vive em uma sociedade ultratecnológica em que o controle da informação tornou-se o meio de referência para todos. Programador virtual, ele tem uma vida estabilizada, já que suas preocupações resumem-se ao trabalho, ao relacionamento amoroso com Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na teoria do Condão. No entanto, ao presenciar, involuntariamente, o assassinato de dois jovens por drones responsáveis pela segurança pública, sua vida passa a correr risco. Robôs-homicidas? Uma possibilidade que soa impossível para um software instruído a tarefas-padrão e funções extremamente mecânicas. Pelas regiões do Brasil, Edwardo arrasta Jânio e Sílvia em uma busca incessante para desvendar o crime. Só que, quando o trio descobre que essa investigação envolve vários fatos obscuros que influenciaram o atual nível de desenvolvimento dessa sociedade, uma nova realidade se revela de forma estarrecedora.

Resenha: Hoje faz um mês que recebi esse livro para resenha, então nada mais justo lançá-la hoje, não é mesmo ❤

12801580_676657115810269_6939087157835014895_nO livro tem uma premissa MUITO interessante, é sobre um futuro em que não existem advogados, promotores ou algo do tipo, e toda a justiça é executada  e calculada por máquinas, inclusive tem drones que andam pela cidade fiscalizando e impondo a lei. Isso por si só, já é inovador e me conquistou logo no início. O tema evolui muito durante o livro e o mundo vai ficando ainda mais complexo conforme lemos e descobrimos mais sobre o mundo.

A narrativa é bem explicativa, o autor não se detém muito a descrever todos os aspectos físicos dos ambientes, e sim explicando como as coisas funcionam, seja por meio de diálogos ou por meio de lembrança dos personagens.  Acho que isso demonstra o quanto o autor tem certeza desse mundo e já pensou em vários cenários e possibilidades dentro dele.

Por ele ter uma narrativa mais explicativa, algumas partes do livro ficam cansativas e perdem o ritmo, tudo é muito explicado e com grandes parágrafos, aí quando acaba a explicação a gente está meio perdido sobre onde a história estava, antes da explicação histórica.

O foco nos personagens mudam de acordo com os capítulos, tem capítulos que são focados no Edwardo, Jânio e Silvia, os cientista que acabaram descobrindo essa trama dos robôs, tem outros que é focado na Resistência; outros em integrantes do Governo, como o Comandante, Jeremias e seu principal aliado o robô Crasso.

11937443_676657169143597_6234729058904664762_n12805868_676657185810262_7493942979522126584_n

Aliás, os personagens são muito bons! Edwardo é um cientista, que acabou testemunhando um abuso de autoridade por parte do robôs, aí ele procura seu amigo Jânio, que também é um cientista que estudou o funcionamento da programação dos robôs, então eles buscam a ajuda de Silvia, uma biogeneticista e namorada de Edwardo. Crasso é um robô super potente que trabalha para o Governo. Celeste é uma personagem que aparece no decorrer do livro e ganha muito destaque, sendo uma das principais integrantes da Resistência. Eu adoro o fato das mulheres serem inteligentes e habilidosas nesse livro, e às vezes elas são as primeiras a entender o que está acontecendo ❤

Além disso, a relação entre os personagens é legal, mas poderia ser mais dinâmica, e com mais desenvolvimento. A maioria dos personagens já se conhecem e até tem uma explicação para como Edwardo e Silvia se conheceram e como o relacionamento deles se desenvolveu, mas a interação entre eles poderia ser mais dinâmica e real. A maior parte da conversa entre eles é sobre o que está acontecendo com o mundo, eles não conversam muito sobre como eles estão se sentindo no meio disso tudo, por isso, parecem pouco humanos. Silvia teve que largar sua pesquisa/seu emprego para fugir com Edwardo e ajudá-lo, e isso parece não afetá-la, porque tudo que ela queria era formar uma família com ele… Isso me parece pouco realista.

Dei o exemplo da Silvia, mas isso aconteceu com todos os personagens. Ok, que eles tem pouco ou nenhum contato com a família, até porque faz parte da cultura deles: ter poucos amigos e não manter relações próximas com muitas pessoas. Mas e o trabalho? Tudo bem simplesmente largar tudo mesmo? Não sei.

De um modo geral, é uma leitura muito interessante sobre a humanidade, para onde nossa sociedade está indo. Principalmente no que diz respeito à prática jurídica. O autor tem experiência nas área de Contábeis, Direito e Ciência da Computação, e acho que isso enriquece muito essa perspectiva de mundo e de funcionamento de todas essas áreas, por isso, que a parte científica de como funcionam as máquinas e a execução das leis são bem explicadas e críveis.

Recomendo aos que gostam daquela ficção científica clássica, de raiz, estilo Isaac Asimov e Arthur C. Clarke.

M. Lidia Lima (ass)

Anúncios

7 comentários em “Condão

  1. O livro parece ter uma premissa muito interessante, mostrando um lugar BEM avançado em questão da tecnologia, um livro como esse precisa de uma narrativa que tire todas dúvidas e nos faças entender o que se passa naquele lugar, o que parece acontecer no livro. Acho que sera uma grande crítica a nosso modo de viver atual, quero bastante ler

    Curtido por 1 pessoa

  2. Já havia lido outra resenha desse livro e, só pela sinopse, já leria. O que mais gosto em livros do gênero é como o autor construiu seu mundo e achei esse bem interessante. Só não gostei de os personagens terem esse tipo de relacionamento. Mas com certeza vou ler.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s