FOGO_FATUO_1412167986BFogo Fátuo E Outras Histórias
Autor:
Maurício Coelho
Ano:
2014 / Páginas: 170
Idioma:
Português
Editora:
Novo Romance

Sinopse: Fogo Fátuo, conto inicial da coletânea, narra a história de Gilmar da Silva, um ribeirinho que cuida de três netos, além da esposa, um dia seu amigo de longa data bate à sua porta, no qual jura ter visto uma criatura de fogo. Para convencer Gilmar da verdade, seu amigo propõe uma aposta para saírem à noite em busca da criatura. O que seria a visão? Realidade ou loucura de suas mentes? Seres de fogo, uma mensagem de outro mundo, um fóssil misterioso e até uma guerra iminente, são alguns dos elementos abordados. Tudo pode acontecer nas páginas desse volume.

Resenha: Essa antologia reúne 26 contos escritos pelo autor paraense Maurício Coelho. O autor me enviou o livro gratuitamente para resenha e aqui finalmente está o resultado dessa leitura maravilhosa ❤

O primeiro conto, Fogo Fátuo, descreve um morador do interior do Pará. Um dia, seu amigo conta para ele que viu uma criatura de fogo sob a água do rio e o desafia a ir lá com ele para confirmar o que ele viu. É uma história que provavelmente retrata muito bem a vida das pessoas que moram no interior, a maneira de falar e as referências a seres folclóricos são elementos que amei ver representados aqui ❤

Os contos A Gatinha Que Atravessa a Rua, O Urubu, a Garça e o PeixeA Suindara, A Borboleta e os Mosquitos são histórias que tem como protagonistas animais não-humanos, por vezes parecem fábulas porque os animais falam e interagem, e o mais interessante é que ele utiliza esses animais para fazer um ponto sobre o cotidiano das pessoas.

Os contos A Osga e a Senhora, O Velho Rabugento, Zoológico e Nós, os Invasores são sobre a relação do homem com a natureza e como, diferente do que a gente pensa, dá sim para uma pessoa ficar com raiva da natureza ou dos animais, e como isso é ignorância já que eles não podem evitar quem são e como eles têm uma função no ambiente que conhecemos.

A Sala dos Professores me pareceu um conto autobiográfico, parece uma pessoa contando para você o que ela viu durante um estágio de professor em uma escola pública. Me identifiquei um pouco porque estou fazendo estágio em psicologia escolar e a sala dos professores é um dos locais que tem as conversas mais interessante da escola rs.

O conto Amor Virtual e Amor Real é sobre como as relações entre as pessoas mudou com as internet e como e esse novo tipo de relação funciona. O Corvo é parecido com Fogo Fátuo no sentido de que tem uma criatura de fogo misteriosa que só aparece para uma pessoa.

Em O Carteiro é apresentada a história de um carteiro que teve que fazer uma entrega em um bairro perigoso de Belém e acaba se metendo em uma encrenca. As Três Mulheres é um conto lindo sobre como é a vida de uma família de mendigas na cidade, achei bem real e contado de uma maneira leve. O Fóssil Brilhante é a história de um entusiasta por fósseis que compra um fóssil com propriedades misteriosas.

Sua Hora é um conto sobre como a sociedade trata ou vê os cidadãos idosos, eu acho. MUITO BOM! O conto A Coruja À Luz do Dia se passa no futuro e segue a história de uma menina é responsável por ensinar português a seu irmão mais novo, porém logo descobrirá que o mundo tem problemas maiores.

Karma é sobre um adolescente rico que nunca teve que trabalhar na vida, só que o pai dele morre e não deixa herança para ele e então tem que aprender a viver como as outras pessoas. Em Teia Morfeustica, Caíque presencia um evento traumático e tem uns sonhos muito estranhos.  E vai ter muita gente lendo o conto O Medo e achando que é exagero.  O conto Mensagem narra sobre um professor de 8ª série que um dia acorda e sente uma presença o seguindo. Tudo Que Vai, Volta é sobre uma gangue que finge o sequestro de garotas para ganhar o dinheiro de resgate. O Sonho de Antônio é sobre sonhos esquisitos.

O conto Dia Azul é sobre a realidade da praia de Salinas, no interior do Estado do Pará; o conto seguinte, Elvis Está Aqui conta a história de um jovem cuja profissão é ser cover do Elvis. Por fim, o último conto Novo Documento de Texto é um conto autobiográfico sobre como é ser escritor no Brasil e todas as coisas que as pessoas falam sobre a profissão.

Os contos dessa antologia tem bastante do autor, tanto nas explicações de biologia e os termos técnicos dos animais (Maurício Coelho é biólogo), quanto nas frequentes referências a Alice de Lewis Carroll (o autor gosta tanto dessa série que traduziu o livro A Cuidadosa Alice para o português). Para mim, esses pontos enriquecem a história, o fato de que o autor sempre nos relembrando quem está escrevendo essas histórias, dão a elas um senso de identidade, sem ser histórias regionalistas. A maioria das histórias se passa em Belém ou no Estado do Pará, mas acredito que pode ser facilmente lido e identificável com outras regiões do Brasil, e esse é um grande feito! ❤

Os contos possuem um alto nível de criticidade sobre alguns aspectos de nossa cultura, porém essa crítica social é sempre feita de maneira leve, sutil e intrigante. Recomendo para quem gostar de ler contos; para quem quer começar a ler literatura nacional e para todos que procuram histórias fáceis de  ler e ao mesmo tempo que te façam pensar sobre o mundo em que vivemos.

Meus 3 contos favoritos foram: O Carteiro, Fogo Fátuo e Karma.

1421404_756299351137153_424734720_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s