5 Livros Contra a Cultura do Estupro

Cultura do estupro é um contexto no qual o estupro é pervasivo e normalizado devido a atitudes sociais sobre gênero e sexualidade.

Comportamentos comumente associados com a cultura do estupro incluem culpabilização da vítima, objetificação sexual, trivialização do estupro, negação de estupros, recusa de reconhecer o dano causado por algumas formas de violência sexual, ou alguma combinação entre esses comportamentos. (Fonte Wikipedia)

1. Fale!, da Laurie Halse Anderson

FALE_1374254907B

Livro muito sensível e um amor ❤

2. Um Dia de Cada vez (Faking Normal #1), da Courtney C. Stevens

 UM_DIA_DE_CADA_VEZ_1410207226B

Pesado, mas importante ❤

3. Um Caso Perdido (Hopeless #1), da Colleen Hoover

UM_CASO_PERDIDO_1394559704B

Vocês sabem. O livro até aborda brevemente o slutshaming.

4. Easy, da Tammara Webber

EASY_1371147414B

No começo, achei o próprio par romântico dela emitia alguns comentários que culpabilizavam muito a vítima, mas depois ele foi melhorando e ficou muito bom! ❤

5. Caçadora de Unicórnios (Ordem da Leoa #1), da Diana Peterfreund

CACADORA_DE_UNICORNIOS_1371864747B

A cultura do estupro neste livro é tratada de maneira muito sutil e, ao mesmo tempo, real ❤

Bônus: Escolhas de Formatura (A Sociedade Secreta #4), da Diana Peterfreund

SOCIEDADE_SECRETA_ESCOLHAS_DE_FORMATURA_1351783390B

Muito bom! É ótimo para refletir sobre como as coisas são diferentes para os homens brancos e ricos. Fala de como o apoio à vítima é importante e como nós mulheres temos que apoiar uma as outras em casos de abuso ❤

All The Rage, da Courtney Summers

ALL_THE_RAGE__1414953680B

Pra quem souber e puder ler em inglês, é FANTÁSTICO ❤

lidia-assinatura

15 comentários em “5 Livros Contra a Cultura do Estupro

    1. Essa série Sociedade Secreta da Diana Peterfreund é toda focada em como as mulheres são recebidas em instituições tradicionais e como elas têm que lutar por espaço e por reconhecimento ainda mais que os homens. Recomendo! ♡

      Curtido por 1 pessoa

    1. Mana, não tem como rs.
      E acho realmente que quando você lê um livro sobre abuso, que é um tema forte, você precisa saber que é sobre isso, até para poder fazer uma escolha consciente sobre ler ou não.
      Enfim, espero que goste dos livros 😉

      Curtido por 1 pessoa

  1. Era o que eu ia dizer, quase todos na minha lista de Quero ler… rsrs
    Tem um que vi recentemente chamado Não Conte Para a Mamãe (Toni Maguire), onde a autora conta como foi sua vida ao ser abusada pelo próprio pai… Muito pesado…
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só conhecia Um Caso Perdido e parece ser muito bom, quero ler ele até porque os livros da Colleen são ótimos! Mas esse Fale! parece ser muito bom também.
    Acho que esse foi o primeiro post que vi com esse tema e tenho que dar parabéns! Achei muito lindo o post e espero ver muitos assim ainda no futuro pois infelizmente os casos de estupro só vão aumentando.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que post maravilhoso! Já conhecia quase todos os livros e quero ler muito Um dia de cada vez, parece ser muito bom e como você disse que é pesado e importante fiquei curiosa.
    Faça mais posts assim, abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Lidia, eu amei o post, pois infelizmente essa é uma das violências que ocorre com mais frequência, e isso precisa ser falado. Dos livros que você citou, eu só li Um Caso Perdido e Easy, e gostei muito dos dois. E tenho muita vontade de ler Fale!, e agora que eu conheci os outros livros, acabei os adicionando na minha lista. Beijo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário