Dois Mundos – Simone O. Marques

Dois Mundos
Tesouro da Tribo de Dana #1
Autora: Simone O. Marques
Ano: 2016 / Páginas: 256
Idioma: Português
Editora: Butterfly

Sinopse: Num futuro distópico, Marina é uma jovem brasileira que carrega a força e os poderes de três grandes deusas celtas. Ela é aquela que cria, acolhe e mata. Protegida por guerreiros, perseguida por mortais e desejada por deuses, precisa encontrar os míticos tesouros da Tribo de Dana se quiser salvar o que restou do mundo… Ano de 2021. A Terra está devastada e poucos são os sobreviventes. No Brasil, grupos se reúnem em pequenas vilas em torno da água potável. O oásis neste caos fica na Chapada dos Veadeiros, na Fazenda Tribo de Dana, onde vive um povo guerreiro que acredita tudo ser parte dos planos da Grande Mãe. Neste paraíso vive Marina. Considerada o avatar de três grandes deusas celtas, precisa lidar com poderes diversos de cura, vida e morte. Ao abrir o véu que separa o mundo de mortais e deuses, a jovem liberta antigas divindades. E dois domínios distintos estão prestes a colidir quando ela descobre que detém nas mãos o destino da humanidade.

Resenha: Um daqueles livros que nos fazem acreditar nas obras de fantasia nacionais ❤

Já havia falado algo parecido na resenha de As Faces da Luz (Tatiane Durães) e repito que são com livros como estes, com mundos complexos e bem elaborados, que voltamos a acreditar que o Brasil tem um grande potencial para livros da fantasia.

Apesar de a sinopse ressaltar que o livro se trata de uma distopia, é inegável que os elementos fantásticos são o ponto central da trama do livro. Marina é a reencarnação de três deusas célticas, uma delas sendo Morrigan, a Deusa da Morte e da Guerra. O mundo entrou em colapso após Marina usar seus poderes para extinguir todas as armas de fogo do mundo; e depois ainda gerou uma destruição em massa, por meio de terremotos, maremotos e outros desastres naturais.

Com apenas 18 anos e tendo toda essa responsabilidade de ser a “Pequena Dana”, aquela escolhida pelas três deusas célticas, vive isolada da maioria das pessoas. O povo de sua tribo a teme, evitando contato físico ou próximo com ela. Não é de se espantar que um dia ela se revolte e resolve explorar uma caverna dentro de um templo sagrado em sua tribo, é seguida pelos seus Sombras, que são responsáveis pela sua proteção e eles acabam presos nesta caverna e indo parar em um lugar desconhecido.

A narrativa oscila entre dois núcleos. O núcleo de Marina e seus Sombras: Artur e Brian, seus protetores, que estão explorando esse lugar desconhecido no qual foram parar; e o núcleo de Pedro, o jovem escolhido para ser Oráculo de Marina, que está em sua jornada para chegar até a Tribo onde ela mora. A divisão da história em dois núcleos permite uma visão mais global do impacto que o surgimento de Marina nas demais localidades do Brasil.

Simone O. Marques explora a mitologia celta dentro da realidade brasileira da maneira interessante, porém com um roteiro pouco inovador. Em certos momentos no núcleo de Marina, é visível a clássica Jornada do Herói, com elementos de roteiro que são previsíveis demais, o que torna a leitura cansativa do meio para o final. Apesar disso, os personagens são aprofundados na medida certa logo no início do livro, o que prende o leitor pela curiosidade e pelo vínculo formado com os personagens.

É um ótimo livro, apesar do roteiro clássico de livros de fantasia, com a Jornada do Herói e tudo. Ainda se mostra interessante, com uma mitologia rica e personagens carismáticos. A impressionante escrita de Simone O. Marques é grande diferencial, ela não perde tempo com detalhes inúteis e entrega um livro de aventura sem frescuras e bem direto ao ponto.

Recomendo para quem gostou de As Faces da Luz (Tatiane Durães), A Chave de Rondo (Emily Rodda) e A Quinta Onda (Rick Yancey).

Disclaimer: Este livro foi recebido em parceria com a Butterfly Editora. No entanto, as opiniões contidas nesta resenha crítica são de responsabilidade da autora da mesma.

2 comentários em “Dois Mundos – Simone O. Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s